Ecoendoscopia | Victoria Medicina

Ecoendoscopia

A ecoendoscopia é um exame que envolve as tecnologias de endoscopia e ecografia. Uma sonda de ultrassom é posicionada na ponta do endoscópio, o que permite, além da visão endoscópica habitual, a visão ecográfica dos órgãos examinados. Com a ecoendoscopia é possível a visualização da parede dos órgãos, o discernimento de lesões extra mucosas e a realização de biópsias destas lesões, o que evita procedimentos cirúrgicos invasivos.

A tecnologia da ecoendoscopia é o que há de mais moderno no mundo e sua aplicação para tratamentos e intervenções também em outras áreas médicas é caso de estudo.

Preparo

É necessário que o paciente esteja em jejum absoluto durante 8 horas antes da execução do exame. Existindo a opção da realização de procedimentos terapêuticos, muitas vezes é solicitada a suspensão de medicações como aspirina, anti-coagulantes e anti-inflamatórios. É fundamental que, no dia do exame, o paciente esteja acompanhado de um adulto, pois, devido à anestesia, ele poderá precisar de ajuda para se locomover após o exame.

Para realizar o exame, a Clínica Victoria sugere uma consulta prévia com o especialista responsável pelo procedimento. O exame exige sedação profunda e acompanhamento pelo anestesiologista.  

Detalhes sobre o preparo, dieta, jejum e uso de medicamentos crônicos serão informados pela clínica, no agendamento do exame.