Em paz com a MENOPAUSA. | Victoria Medicina

Dicas de saúde

Em paz com a MENOPAUSA.

Sim, é possível .

Sim, é possível passar pela menopausa sem sofrer com os transtornos dos calores intermináveis, irritabilidade, ansiedade, quadro depressivo, falta da libido, ressecamento vaginal, ganho de peso e tantas outras alterações que surpreendem a mulher nessa fase tão delicada da vida.

Menopausa não é doença, mas é uma situação de mudança do funcionamento metabólico provocada principalmente pela queda do estrogênio, além da progesterona e testosterona. Sim, mulher também produz testosterona, em quantidade bem inferior ao homem e esse hormônio nos permite um melhor controle emocional, poder de decisão, autonomia e autoestima além de colaborar intensamente no ganho de massa muscular.

A progesterona nos ajuda na serenidade e equilíbrio emocional, atua na paciência e tolerância além de melhorar a qualidade do sono.

A terapia de reposição hormonal melhora a qualidade de vida proporcionando mais saúde, energia e disposição que a mulher tanto precisa e merece.

A presença desses hormônios também atuam na proteção cardiovascular, diminuindo os riscos de infartos e AVC's, proteção óssea evitando a osteopenia e osteoporose, estimula o metabolismo ajudando no ganho de massa muscular e perda de gordura, ajuda na saúde emocional diminuindo os quadros de tristeza, ansiedade e depressão.

Na reposição, optamos sempre pelos hormônios base, também conhecidos como bioidênticos por apresentarem a sua composição, cópia dos hormônios produzidos pelo nosso corpo, e não progestágenos e estrógenos, usualmente usados nas terapias de reposição hormonal convencionais.

A indicação e tempo de tratamento variam a cada caso, lembrando que já podemos intervir no período do climatério que é aquela fase que antecede a parada definitiva do ciclo, mas cursa com irregularidades e sintomas já em consequência a diminuição progressiva da produção dos hormônios.

 

Dra. Keilla Motta
Endocrinologista
CRM – 12574

 

Victoria Medicina e Diagnóstico.
27 3061-4791


Outras dicas